terça-feira, 4 de novembro de 2008

Equador - Yaguarlocro

A variedade gastronômica é o que identifica a cozinha equatoriana. Entre seus pratos típicos e principais destacam-se os caldos, especialmente os que são servidos no mercado para o desjejum. São conhecidos como sopas ou locros, sendo geralmente preparados com verduras e carne de galinha. Não deixe de provar o yaguarlocro, uma sopa de batatas adornada com um delicioso molho.
Quanto aos pratos exóticos, nada melhor que degustar um cuy, uma espécie de coelho assado na lenha. Trata-se de um prato dos reminiscentes incas, já que constituia o prato das festividades e celebrações. Outra das delícias do país é o leitão, que é servido na maioria dos restaurantes, especialmente, nas barracas de comida dos mercados. Só assá-lo por inteiro, pois o resultado é prometedor para o paladar. Continuando com a carne de porco (no Equador conhece-se como "chambo"), encontrará uma grande variedade de pratos cozidos de diversas formas.
Se preferir a carne de gado pergunte pelo seco, pedaços de carne servidos com arroz (também o seco pode-se preparar com carne de frango, carneiro ou cabrito)
Quanto aos pescados encontrará numerosas cevicherias, onde preparam peixes crus temperados com limão (geralmente corvinas ou trutas). Também, pode-se degustar os ceviches de camarão e mariscos. É aconselhável comer estes alimentos nos estabelecimentos conhecidos e que guardam todas as normas de higiene.
Para os estomagos mais fortes, recomenda-se degustar o llapingacho, uma fritura a base de batatas, queijo e porco. E como não podia deixar de ser, todos os pratos são acompanhados de uma bo porção de torta de milho (geralmente frita).
Para finalizar a comida, nada melhor que um doce de leite ou uma deliciosa fruta de grande variedade.

Nenhum comentário: