terça-feira, 4 de novembro de 2008

Panamá - Ropa Vieja

No Panamá são abundantes os deliciosos mariscos como a lagosta, centola e o polvo, assim como os frescos peixes da zona entre os que encontramos a guabina, a corvina, o pargo e o mero, todos eles preparados de jeitos diversos, especialmente à caribenha com molho de coco e inclusive com ceviche. Comida: Ropa vieja ('roupa velha') é carne salgada com cebola, alho, e pimentões servido com arroz amarelo.
No Panamá existe uma grande variedade de pratos típicos, todos eles gostosos e exóticos, e fazem as delícias de todo aquele que degusta-os.
Os desjejuns realizam-se a base de omeletes, ovos, bifes ou fígado com cebola. O prato nacional tradicional do Panamá é o sancocho, uma espécie de cozido realizado com diversos tipos de carnes (frango, galinha, porco e vaca) e com variados tubérculos como o inhame, otoe, mandioca, e milho. Trata-se de um prato que admite de tudo e consumido muito quente, embora possa parecer um paradoxo pelo clima do país.
Outros pratos típicos são os tamales, pasta de milho recheada de carne e envolvida em folhas de bananeira, o guacho, arroz com frango, o tamal de panela, riquíssimo estofado de arroz com mariscos, as carimanholas, tomates e frangos em farinha de milho, o prato chamado "Roua Velha", as ricas empadas de mandioca recheadass de carne, além das tentadoras frituras baseadas em mandioca ou milho e banana cozida.
No Panamá são abundantes os deliciosos mariscos como a lagosta, centola e o polvo, assim como os frescos peixes da zona entre os que encontramos a guabina, a corvina, o pargo e o mero, todos eles preparados de jeitos diversos, especialmente à caribenha com molho de coco e inclusive com ceviche.
As sobremesas são todas uma tentação e uma delícia, já que abundam os muito variados frutos tropicais como a goiaba, coco, abacaxi ou mamão entre outros. A sobremesa que não dev-se deixar de degustar é a sopa de borracha, um doce preparado com baunilha empapado em licor e coberto de passas. Além disso na zona do Darién pode-se presentear-se com um delicioso mel.

Nenhum comentário: